quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto "Em Busca da Felicidade"

Estou sendo formadora do ProInfo III em João Pessoa e os desafios de utilizar TICs na Educação me fizeram começar a esboçar um projeto que gostaria de discutir com outros educadores ou pessoas de TIC nesse espaço. Abaixo coloco um esboço das ideias iniciais desse projeto, inspiradas em experiências que vivi como aluna do colégio Damas e como participante da Pastoral do Menor, em Campina Grande.


NOME DO PROJETO: "Em Busca da Felicidade" ou "Achando a Felicidade"

PROBLEMÁTICA: A busca por sonhos e a forma de encarar a vida das pessoas é muitas vezes marcada por pessimismo. Muitos não traçam metas, ou facilmente desistem delas no primeiro obstáculo. Outras pessoas porém, mesmo com realidades difíceis, encaram a vida com alegria e otimismo. Qual o segredo dessas pessoas? Que percentual da sociedade elas representam?


JUSTIFICATIVA: O pessimismo em geral atrapalha as pessoas e as impede de realizar seus sonhos, ou até mesmo de sonhar.

OBJETIVOS: Trabalhar o tema da busca da felicidade, explorando em diversas disciplinas esse assunto de maneira instigante, colaborativa e divertida.

CONTEÚDOS (8o. Ano):
Ensino Religioso/Filosofia/Direitos Humanos: Traçando metas.
Artes: Dramatização
Língua portuguesa: Gêneros textuais
Língua inglesa: Falsos cognatos
Matemática: Porcentagem

ESBOÇO INICIAL DA METODOLOGIA/ATIVIDADES PARA OS ALUNOS

ENSINO RELIGIOSO E ARTES:
- Ler a História de Jerry (http://www.pedrachata.com.br/2007/03/histria-de-jerry-jerry-era-um-tipo-de.html)
- Pedir para alunos lerem o texto que tá online e filmarem uma dramatização desta história utilizando o celular
- Após analisar as dramatizações, o professor pode selecionar as melhores e apresentar em sala de aula utilizando o datashow.

PORTUGUÊS: GÊNEROS TEXTUAIS
- Obter o Filme: "À Procura da Felicidade".
- Alunos devem assistir esse filme e identificar o que mais lhes chamou a atenção através de um texto utilizando algum gênero textual indicado pelo professor.
- As redações podem ser feitas no BrOffice/Word e ilustradas com imagens que os alunos acreditam que representam bem a felicidade (buscadas na Internet)
- Deve ser montado um mural na escola com as melhores redações e suas ilustrações.
- Inspirados no filme, os alunos devem preparar uma paródia de alguma música explorando o tema "À Procura da Felicidade". As paródias devem ser gravadas pelo computador ou celular e apresentadas em sala.

INGLÊS
- Alunos devem procurar na Internet músicas em inglês com suas letras e traduções e que falem sobre felicidade (happiness, happy) e descobrir nessas músicas cognatos verdadeiros e falsos, mostrando suas traduções.

MATEMÁTICA
- Alunos devem fazer entrevistas com estudantes e pessoas nas ruas, utilizando seus celulares, e tentando descobrir o segredo da felicidade. Algumas das perguntas que podem ser feitas são: Você se considera feliz? Qual o segredo? (Lembrar de na entrevista coletar o sexo das pessoas, o bairro em que moram, suas respostas, a série em que estão).
- Alunos devem identificar quantos por cento das pessoas entrevistadas se consideram felizes e das pessoas que se consideram felizes, qual o percentual de homens e o de mulheres. Além disso, devem identificar qual a série que proporcionalmente tem pessoas mais felizes (a série mais feliz). Deve ser feita uma análise identificando os principais motivos que as pessoas levantaram para se considerarem felizes. No fim elas devem gerar gráficos com os resultados.
- Deve-se tirar uma foto das pessoas que se consideram felizes (até com o celular) e deve ser montado um mural com as fotos dessas pessoas.